quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AUTISMO


A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação global do desenvolvimento, com início na primeira infância e que se expressa, clinicamente, de forma muito variada. 
Manifesta-se através de dificuldades muito específicas da comunicação e da interação, associadas a dificuldades em utilizar a imaginação, em aceitar alterações de rotinas e à exibição de comportamentos estereotipados e restritos. 
Esta perturbação implica um défice na flexibilidade de pensamento e uma especificidade no modo de aprender que comprometem, em particular, o contacto e a comunicação do indivíduo com o meio (Jordan, 2000; Siegel, 2008; Geschwind, 2009). 

O primeiro despiste 

VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO

O primeiro despiste de autismo obriga a uma vigilância do desenvolvimento cujos sinais de alerta são:
  • Ausência ou atraso da linguagem oral;  
  • Não responder ao nome, parece ter perda auditiva;  
  • Falta de atenção, de interesse ou de curiosidade acerca do que os outros fazem ou dizem;  
  • Relações com as pares não adequadas ao nível de desenvolvimento;  
  • Muito dependente;  
  • Pouco contacto ocular;  
  • Birras injustificadas;  
  • Comportamentos restritos e estereotipados; 

Sinais de alerta na criança dos 0 aos 2 anos 
(Filipek y Cols, 1999) 
  •  Não balbucia aos 12 meses;  
  • Não faz gestos (adeus, apontar) aos 12 m;  
  • Não diz palavras soltas aos 18 meses;  
  • Não diz frases espontâneas de 2 palavras (não ecolálicas) aos 24 meses;  
  • Perda de qualquer...capacidade social ou de linguagem em qualquer idade. 
Sinais de alerta na criança em geral: 
  •  Não se mistura com as outras crianças;   
  • Age como se fosse surdo;   
  • Resiste à aprendizagem;   
  • Não demonstra medo dos perigos reais;   
  • Resiste a mudanças de rotina; 
  •   Usa as pessoas como ferramentas;   
  • Apresenta risos e movimentos pouco apropriados;   
  • Resiste ao contacto físico;   
  • Acentuada hiperatividade física;   
  • Não mantém contacto visual;   
  • Agarra-se demasiado a determinados objetos;   
  • Manipula e manobra objetos de uma forma peculiar;   
  • Por vezes apresenta problemas de agressividade;   
  • Comportamento indiferente e afastado. 
A ausência de sinais de alerta pressupõe a continuidade da vigilância do desenvolvimento até aos seis anos de idade.  

A existência de sinais de alerta (mais de quatro 4 destas características ou comportamentos numa criança, em idade inadequada para os mesmos e de um modo persistente) pressupõe o encaminhamento para serviços especializados (clínicos, de intervenção precoce, equipas multidisciplinares) com vista à deteção específica e adequada intervenção.  






Isabel Campaniço
Benvinda Garcia 


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