“Domínio Linguístico”
DÉFICE NA COMUNICAÇÃO
Ø Atraso ou desvio da
linguagem verbal (50% sem linguagem funcional);
Ø Défice
na comunicação não-verbal (gesto antecipatório; apontar);
Ø Défice de compreensão;
Ø Poucas
competências de conversação (falar a e não falar com);
Ø Compreensão
literal do discurso;
Ø Características
peculiares;
Ø Linguagem
idiossincrática, ecolália, inversão pronominal, entoação…
O que me define: adaptado de Ellen Nottohm
Ø Eu
tenho Autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um
aspeto do meu carácter. Não me define;
Ø Dizer
o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para
descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas
agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar.
Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou
outros sinais de que algo está errado).
Ø Por
um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema
dizendo palavras acima da minha capacidade
na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor
para compensar a minha limitação na linguagem;
Ø Não preciso compreender o contexto das palavras que
estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.
Estratégias de Intervenção Pedagógica
Domínio Linguístico:
Ø Falar devagar e utilizar pequenas frases.
Ø Gesticular de forma suave de modo a reforçar a
comunicação.
Ø Fazer pausas durante as instruções de atividades a fim
de verificar se há compreensão da tarefa a realizar.
Ø Incentivar o aluno a requerer a repetição da instrução
de atividade quando não a percebe.
Ø Explicar ao aluno as palavras que podem ter duplo
significado (explicar conceitos/ironias)
Janeiro de 2012
Isabel Campaniço e
Benvinda Garcia
Educação Especial
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